Dinheiro esquecido do antigo PIS/Pasep volta a ser liberado nesta quinta-feira
Jornalista | Radialista | Comunicador Multimídia -
Pagamentos contemplam trabalhadores, herdeiros e dependentes legais que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio; valores são de cotas antigas de um fundo extinto e não têm relação com o abono salarial atual.
O dinheiro esquecido do antigo Fundo PIS/Pasep será novamente liberado nesta quinta-feira, dia 25, para trabalhadores, herdeiros e dependentes legais que fizeram o pedido de ressarcimento dentro do prazo, encerrado em 31 de maio. Os valores dizem respeito a cotas acumuladas por pessoas que trabalharam com carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988 e que ainda mantinham saldo no antigo fundo.
Em caso de falecimento do titular, os valores também podem ser sacados pelos herdeiros ou dependentes legais, desde que toda a documentação exigida seja apresentada para comprovação do vínculo e do direito ao recebimento.
É importante reforçar que essa liberação não tem qualquer relação com o abono salarial do PIS/Pasep que é pago atualmente aos trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Trata-se, na verdade, do ressarcimento de cotas antigas de um fundo que foi extinto em 2020, quando seus recursos foram transferidos para o Tesouro Nacional.
Antes de solicitar o saque, o cidadão deve verificar se tem valores disponíveis por meio do sistema REPIS Cidadão, que funciona com acesso pela conta do portal gov.br, em nível prata ou ouro de segurança. Na plataforma, é possível consultar se há dinheiro a receber e obter todas as instruções para dar entrada no pedido.
O ressarcimento pode ser solicitado pelo aplicativo do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. O prazo final para requerer os valores segue aberto até setembro de 2028.
Com informações da Agência Brasil
Foto: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi